Fim de uma Saga


@Yuu 6/19/2022

Olá, nyu!

Patch Fate

É com muita alegria que venho anunciar o patch completo para Fate/stay night, nyu! Esta versão inclui as três rotas e mais bônus. Podes encontrar o patch na página do projeto, logo AQUI. Destaco que Heaven’s Feel ainda não foi totalmente revisado e as correções ficarão para um patch posterior.

Com isso declaro o projeto de Fate como completo, 5 anos e 6 meses após o seu início. Admito que um tanto mais do que inicialmente planejado (3 anos), mas chegamos lá. Gostaria de destacar sinceros agradecimentos ao @Mat, @Marshmelio, @LM, @Frade, e a nossa comunidade no Discord. Vocês foram e continuam sendo a alma desse projeto.

Muitas foram as horas investidas nesse projeto e também as lições aprendidas. Acredito que Fate nos mostrou várias coisas em relação a nossa sinergia como grupo e a capacidade de dedicarmos essas horas a um projeto dessa dimensão. Comparado a Rewrite (~101k linhas de texto), Fate é um pouco menor (~85k linhas de texto), mas bem mais complicado de ser trabalhado.

Fico muito orgulhoso de ter no fim do projeto ainda os mesmos membros quais o começaram, com adição de novos membros que se juntaram ao longo da trajetória. Vivemos Rewrite e agora Fate/stay night. Quando nos encontrarmos, a bebida será por minha conta! Muito obrigado!

E agora?

Como demonstrado ao longo desses 8 anos, somos um grupo ambicioso. Quando fundei a Meow Works em 2014 decidi: não pegaremos projetos de curta duração. Não porque eu menosprezo obras pequenas, longe disso, há várias delas entre as minhas favoritas. Mas porque pensei que era isto que o cenário brasileiro de VNs precisava: pessoas para mostrarem que nós brasileiros também conseguimos trazer essas obras para o nosso idioma. Basta querer, se organizar e fazer.

Fizemos Rewrite, Neptunia e agora Fate. Nós queríamos, nos organizamos e fizemos. Espero que se divirtam bastante com o que agora é disponibilizado a vocês.

O grupo começou com a iniciativa de uma pessoa então solitária (eu) que buscava se socializar. Em um ponto que eu não aguentava mais a solidão e reconhecia em mim como a única coisa de útil o conhecimento do idioma inglês. Olhando para trás e refletindo essa trajetória, conheci pessoas diversas. Brincamos, jogamos, viramos inúmeras madrugadas conversando, entre outras inúmeras coisas. Quando percebi já não estava mais solitário. Não tenho palavras para descrever o que me foi proporcionado em todos esses anos. Meu eu de 2014 pra baixo não imaginava as pessoas incríveis, algumas perdidas (lol) outras não, dentro dessa comunidade que foi construída no cenário de VNs. Então todos vocês tem meus sinceros agradecimentos. Obrigado pelo suporte!

Dito isso, é notável a ocupação em nossas vidas agora, vários membros arrumaram trabalho e outros até construíram família. E comigo não é diferente. Quem nos segue há mais tempo deve ter notado a minha ausência, mais notavelmente do último ano pra cá. Responder os comentários e e-mails de todos vocês sempre foi algo que fiz com muito humor e animação, lamento não mais conseguir fazer isso. Assim, estou temporariamente diminuindo as minhas funções como administrador do grupo para dar seguimento a responsabilidades na minha vida pessoal.

O grupo Meow Works continuará disponível e estará ativo por qualquer um dos membros da equipe que quiser publicar projetos aqui. Nossa estrutura é de alocação de pessoas por projeto, então é possível ter vários administradores, cada qual comanda um projeto diferente. Se nenhum dos membros tiverem interesse em publicar projetos por aqui, então é isso.

Ainda há várias coisas para serem feitas. Eu sei que aparecerão coisas em Fate para arrumar, coisas em Rewrite que na época não pegamos (as versões recentes lançadas na Steam também). E Subarashiki Hibi, obra que é de minha imensa vontade ver traduzida para o nosso português (ô idioma bonito). Mas não mais disponho da capacidade de me dedicar a esses projetos. Então fica aqui o meu desejo para alguém aí que ler até aqui: se um dia você puder, faça. Entre em contato comigo no Discord se precisar de suporte.

É isso, pessoal. Divirtam-se!

Auf Wiedersehen,
Yuu